25/04/2016 – Eletricidade Moderna

CAS lança plataforma de gestão de energia

CAS Tecnologia lançou uma plataforma analítica voltada ao setor de energia que é capaz de processar o volume de dados de redes convencionais ou inteligentes (capacidade escalável para trabalhar com Big Data). Denominada Athena, a solução possui dentre suas principais funcionalidades a realização de análises preditivas, análises de uso, suporte à tomada de decisão, análises de risco e cenários de expansão de rede, entre outras.

“O sistema Athena traça diagnósticos e sugere cenários e prioridades para a solução de problemas. Apura, reúne e correlaciona as informações coletadas, analisando os riscos e dando suporte às decisões com rapidez”, explica Cláudia Onoda, gerente de produto de plataforma analítica da CAS Tecnologia.

A solução, que opera em tempo real, possibilita o acesso a informações de diferentes sistemas (Scada, GIS, Plant Management, etc.), correlacionando-as de acordo com o escopo do cliente.

De acordo com a companhia, a plataforma conta com seis módulos pre configurados e customizáveis que podem ser instalados individualmente nos servidores das distribuidoras de energia, de acordo com a demanda específica de cada concessionária: Qualidade de Produção e Serviços (suporte à tomada
de decisão e priorização de atendimento para reestabelecimento de interrupções),  Análise do Mercado de Energia (análise micro localizada do comportamento  do consumo e disponibilidade da  rede), Proteção à Receita (análise  de  comportamento dos consumidores, do balanço energético dos transformadores de distribuição e outras informações e combate às per­ das), Comercial (suporte ao atendimento ao consumidor e redução de riscos na prestação de serviços), Gestão de Infraestrutura (gestão de desempenho de ativos e redução de custos de manutenção) e Gestão Estratégica  (visão analítica e diferentes unidades regionais de negócio e empresas do grupo).

A plataforma pode ser acessada em computadores, tablets e smartphones por meio de diferentes navegadores (Internet Explorer, Mozilla   Firefox, Safari e Chrome).