A CAS Tecnologia participou, no último dia 28 de setembro, do Workshop Telemetria promovido pela cooperativa CERTAJA Energia em Taquari, no Rio Grande do Sul.

O evento reuniu dezenove distribuidoras e cooperativas para discutir sobre os desafios e apresentar cases, contando com apresentações de empresas desenvolvedoras de soluções de software e hardware.

O encontro proporcionou o alinhamento do conhecimento das soluções em telemetria, entre as pequenas distribuidoras, através da interação dos profissionais das áreas de Faturamento, Medição e TI com os desenvolvedores de soluções aplicáveis a este perfil de mercado.

Representando a CAS Tecnologia estiveram presentes Pablo Santana, Arquiteto de Soluções e Fábio Ferro, Gerente de Contas. A participação teve como objetivo apresentar o case da CERTAJA, que  utiliza a Plataforma Hemera e que já conquistou resultados relevantes, tanto em relação  aos custos na coleta de dados de medição quanto, principalmente, na recuperação de perdas e garantia de receitas.

“Queremos mostrar que os resultados positivos proporcionados por nossas soluções estão  acessíveis também para as distribuidoras de menor porte. O compartilhamento do conhecimento pode criar uma rede de intercooperação, visando reduções de custos e de perdas não técnicas nas cooperativas”, complementou Santana.

Um ponto alto do evento foi a questão referente à Tarifa Branca (que possibilitará que os consumidores optem pela tarifação da energia com valores diferenciados conforme o horário de uso). Os participantes apresentaram as alternativas que estão em desenvolvimento para serem implantadas a partir de janeiro, quando o usuário poderá optar por esta modalidade tarifária.

As distribuidoras de energia participantes foram Coopersul, Coopernorte, Creral, Cooperluz, Creluz, Eletrocar, Coprel, Nova Palma Energia, Ceriluz, Cerci, Demei, Mux Energia, Celetro, Cermissões, Certel, Cerfox e Hidropan.