MOBii

Setor Elétrico ganha aplicativo inteligente para medição de energia

O CAS Hemera MOBii é um aplicativo Android com módulo de gerenciamento Web, que oferece às concessionárias de energia a automatização do processo de medição. A Companhia Energética de Goiás (GO) será a primeira concessionária a implementar a tecnologia

A CAS Tecnologia apresenta uma novidade ao mercado de energia. Trata-se do Hemera MOBii, um aplicativo mobile criado com o objetivo de reduzir o tempo durante a realização de trabalhos em campo. Opera em sistema Android e também possui um módulo de gerenciamento Web, com atualização online de ordens de serviços no coletor, execução automática de parametrização nos medidores sem a intervenção do leiturista e despacho de Ordens de Serviço.

 O Mobii pode ser instalado em qualquer aparelho de comunicação inteligente, como tablets e smartphones que operem com sistema Android e comunicação Bluetooth.

“Com o Hemera MOBii, podemos garantir uma melhor qualidade e eficácia na coleta desses dados, reduzindo custos e integrando sistemas e processos de qualquer medidor”, afirma o presidente da CAS Tecnologia, Welson Jacometti.

A primeira companhia a implementar a solução será a CELG, concessionária de energia elétrica de Goiás (GO). A solução está em processo de homologação e iniciará suas operações ainda este ano.

Para o diretor de serviços da CELG, Ednaldo Flores, o objetivo é de um processo mais enxuto e assertivo na coleta de dados dos medidores por parte dos leituristas, uma vez que esta etapa passará a ser automatizada. “Com a solução, será possível estabelecer uma gestão operacional e dos coletores mais eficiente porque a parametrização sairá do celular, e isso fará com que não tenhamos mais a necessidade de visitar as unidades a cada dois anos. Este custo será eliminado”, conta Flores.

O MOBii é um software que supera o desafio da interoperabilidade porque é desenvolvido em plataforma WEB para gerenciamento dos coletores de dados, integrando medidores eletrônicos de energia elétrica, independente de seu fabricante. Isso centraliza as informações e garante sua integridade. “Além de fundamental para as regiões que não possuem telemetria, oferecerá a concessionária a liberdade de ter mais de um fornecedor de hardware sem se preocupar com a forma de coleta das informações que precisa e com a possibilidade de verificar a situação do equipamento”, explica Jacometti.

 

Como funciona

A administração do software é realizada através do gerenciador web, que permite o envio de um novo parâmetro ao medidor sempre que necessário, antes da saída do leiturista ao campo. Por meio deste sistema, integrado ao sistema Comercial da concessionária, o leiturista recebe em seu aplicativo a carga das Ordens de Serviço de um determinado período/ local.

 A partir da OS é criada uma rota de visitação técnica. Ao chegar em seu destino para iniciar a coleta de dados de medição, os novos parâmetros são atualizados sem a necessidade de interferência do leiturista. O leiturista coleta os dados através de um acessório bluetooth conectado ao medidor e pareado com o aparelho MOBii. E, ao finalizar a leitura, automaticamente, estes dados são encaminhados pelo aplicativo para o gerenciador web da concessionária.

  Uma vez em campo e remoto, também é possível receber dados do gerenciador web para eventuais alterações e novas informações, tais como: novas OS, ordens de manutenção, entre outros.

Outras vantagens apresentadas pela solução são: a capacidade de gerenciamento do melhor roteiro a ser feito para as medições em campo e a possibilidade do leiturista apenas fotografar e encaminhar para a análise da concessionária caso ocorram possíveis falhas na coleta. “Vamos levar o que há de mais inteligente no mercado para o setor. Com possibilidades de implementações adicionais para que a concessionária melhore o nível de assertividade dos serviços prestados, reduzindo custos e estimulando a competitividade”, finaliza o presidente da CAS Tecnologia, Jacometti.

 Inicialmente, a tecnologia foi desenvolvida para atender o setor elétrico, no entanto, em um futuro próximo também servirá para medições de outros recursos, como água e gás.

Sobre a CAS Tecnologia

Desde 2000, a CAS aplica tecnologia, ciência e engenharia para desenvolver soluções inteligentes para redes de água, energia e gás. Com abordagem ponta-a-ponta e integradora para redes inteligentes, a CAS é capaz de prover a tecnologia como ferramenta valiosa para a eficiência dos negócios e como um aliado para a sociedade em resposta aos desafios ambientais.

 

Informações à Imprensa

Virta Comunicação Corporativa

(11) 3083-1242 ou 3894-2432

Paulo Moura

paulo.moura@virta.inf.br

Joseph Dana

joseph.dana@virta.inf.br

Fellipe Aquino

fellipe.aquino@virta.inf.br