Plataforma Athena

CAS Tecnologia desenvolve plataforma que agiliza tomada de decisões e torna gestão mais eficiente

Athena beneficia consumidores e concessionárias por meio da apresentação de diagnósticos, informações operacionais estratégicas e indicações de soluções imediatas

Diante da necessidade de soluções capazes de avaliar rapidamente o alto volume de dados vindos dos diferentes sistemas de informação e indicar ações imediatas para sanar problemas da distribuidora de energia, a CAS Tecnologia lança a plataforma analítica Athena. A solução tem como objetivo apurar, reunir e correlacionar estas informações de forma automática e padronizada, analisar riscos, identificar tendências e dar suporte às decisões com qualidade e rapidez. “São dados técnicos, comerciais e operacionais, analisados pela plataforma, que permitem a obtenção de um conhecimento muito mais profundo e qualificado sobre a carga, os equipamentos e comportamento da rede de distribuição de energia. O Athena traça um diagnóstico imediato e sugere cenários e prioridades para soluções dos problemas, seguindo a regra de negócio mais apropriada e definida previamente pela própria companhia de energia”, explica Cláudia Onoda, Gerente de Produto de plataforma Analítica da CAS Tecnologia. A empresa conta com grande expertise no ramo energético por sua ampla atuação no setor – tem como clientes 20 das 26 maiores concessionárias do país.

Benefícios operacionais

O Athena é uma ferramenta totalmente flexível. Ela conta com uma série de módulos customizáveis, que se adaptam à demanda específica de cada concessionária e com a possibilidade de desenvolver novos módulos de acordo com a necessidade. A plataforma se integra com os diferentes sistemas da distribuidora, pode ser aplicada às bases de dados das redes convencionais e tem a capacidade escalável para trabalhar com o Big Data das redes inteligentes. Oferece ainda mobilidade, podendo ser acessada por meio dos principais browsers do mercado (Internet Explorer, Firefox, Safari e Chrome), via PCs, Laptops, tablets e smartphones (sistemas Android e iOS).

Por meio da solução, as concessionárias encontrarão uma série de vantagens, que facilitam e melhoram a tomada de decisão, reduzem custos de manutenção e mitigam riscos, na medida em que a ferramenta oferece capacidade analítica, como por exemplo:

  • Avalia em tempo real os impactos de uma interrupção ou falha na distribuição sobre a sociedade, sugerindo a prioridade de restabelecimento, considerando clientes atingidos, clientes críticos ou prioritários, penalidades regulatórias e de perda de faturamento.
  • Suporta um planejamento mais assertivo e menos custoso, determinando o melhor uso da capacidade da rede e seus equipamentos, permitindo a elaboração de cenários de crescimento de demanda e atendimento ao mercado.
  • Monitora a qualidade dos serviços dos ativos, identifica insuficiência de performance e tendências de falhas. Com essa orientação, a concessionária consegue fazer manutenções de forma otimizada ou substituir ativos de forma preventiva.
  • Contribui com maior capacidade analítica para a proteção à receita, com correlação de informações de balanço energético, eventos, registros técnicos e comerciais, aumentado a assertividade de inspeções e a recuperação de valores.
  • Aumenta a qualidade dos serviços ao cliente, permitindo uma visão mais completa do histórico de relacionamento conectado com informações detalhadas da rede elétrica.
  • Permite aos gestores e executivos das concessionárias uma visão analítica do todo, conhecerem o desempenho de diferentes regionais, unidades de negócio, identificando as tendências, comparando indicadores e permitindo uma avaliação de risco mais precisa.

Vantagens comerciais e estratégicas

Além dos benefícios no dia a dia da operação de distribuição de energia, o Athena também impacta positivamente nos níveis gerenciais e estratégicos, no momento de tomada de decisão do board das distribuidoras. “Ganha a concessionária, com redução de custos e maior eficiência na sua performance, e o consumidor final, que passa a contar com atendimento mais rápido e qualificado”, completa Cláudia.

Sobre a CAS Tecnologia:

Desde 2000, a CAS aplica tecnologia, ciência e engenharia para desenvolver soluções inteligentes para redes de água, energia e gás. Com abordagem ponta-a-ponta e integradora para redes inteligentes, a CAS é capaz de prover a tecnologia como ferramenta valiosa para a eficiência dos negócios e como um aliado para a sociedade em resposta aos desafios ambientais.

Informações à Imprensa

Virta Comunicação Corporativa

(11) 3083-1242 ou 3894-2432

Paulo Moura

paulo.moura@virta.inf.br

Joseph Dana

joseph.dana@virta.inf.br

Fellipe Aquino

fellipe.aquino@virta.inf.br