SENDI Curitiba 2016 | XXII

CAS Tecnologia apresenta novas soluções para gestão e análise dos dados de medição de energia no SENDI 2016

Ferramentas oferecem, às concessionárias, maior eficiência no controle de perdas, além de disponibilizarem os dados para os consumidores finais.

A CAS Tecnologia, desenvolvedora e provedora de soluções para o mercado de utilities, traz para o XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica – SENDI- uma série de novas ferramentas para o mercado de energia. Entre elas, o destaque fica por conta do C&I Consumer Database, que tem como objetivo atender a demanda dos consumidores das concessionárias, oferecendo acesso às informações detalhadas de sua medição.

Hoje, a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) exige que as concessionárias divulguem o consumo detalhado de seus clientes — quando solicitado —, permitindo a comercialização de parte dessas informações. É aqui que entra a nova solução desenvolvida pela CAS.

A automatização do processo traz ganhos reais para as concessionárias, seja através de ganhos de receita ou até mesmo na transparência das informações, como explica Juliana Rios, gerente de produto da CAS Tecnologia.

“Criamos um ambiente específico para esses dados ficarem independentes dos processos produtivos da concessionária, que escolhe como será a apresentação das informações no próprio portal da empresa”, conta.

Interligado ao sistema Hemera C&I, que promove a gestão inteligente da medição de energia através do monitoramento e controle contínuo de grandes clientes, a solução permite as concessionárias incluírem nos seus portais informações específicas sobre cada cliente final através de uma API, melhorando o relacionamento e fidelizando seus clientes cativos.

Perdas e fraudes

Outra novidade é o módulo de comunicação RS2000 EVO, que faz parte da nova geração de gabinetes inovadores da CAS Tecnologia. Trata-se de uma evolução das telemetrias atuais, que possuem inteligência embarcada e fazem o controle de perdas das concessionárias de energia elétrica. A facilidade de manuseio dá mais agilidade às equipes em campo, uma vez que o equipamento permite que tanto a fonte, quanto a bateria sejam substituídas sem a necessidade da troca do seu módulo completo.

Compatível com quatro tipos de fontes — Monofásica, Trifásica, fonte DC e fonte externa — o novo módulo de comunicação EVO conta ainda com tela LCD, que exibe todas as informações necessárias à equipe de campo, conectividade 3G, além de maior capacidade de processamento com 3X mais memória Flash e 10X mais memória Ram em relação à versão anterior (a RS2000 Lite DS 3G).

A EVO também possui capacidade de atuar junto aos consumidores do grupo A e do grupo B, até 100 residências em um mesmo bairro (por equipamento).

O novo equipamento possui duas partes para possibilitar que a concessionária escolha: utilizar o módulo completo com fonte interna ou somente o módulo de comunicação principal com possibilidade de conectar outra fonte externa.

Mais intuitivo, o hardware permite às concessionárias identificarem quantos medidores estão conectados ao aparelho e quantos sensores estão ativados.

Com espaço para Dual SIM cards, o novo equipamento conta ainda com um lacre especial que coíbe violações, protegendo a bateria e os SIM cards.

“Com o RS2000 EVO queremos atender aos dois públicos, já que a fonte interna do aparelho pode ser substituída, sem precisar mudar o cadastro”, ressalta Carlos Viotto, Gerente de Engenharia da CAS Tecnologia

Cabo Óptico Calibrável

Atenta às necessidades e dificuldades das concessionárias de energia elétrica, a CAS Tecnologia desenvolveu ainda o exclusivo Cabo RS2000 Óptico Calibrável (RS232), que é compatível com medidores eletrônicos padrão ABNT. Com uma conexão serial e outra óptica, o hardware possui características ajustáveis, tornando a comunicação menos vulnerável à variações de características da interface óptica do medidor de energia e à incidência de luz, natural ou artificial, no ambiente.

A calibração é realizada pelo aplicativo MOBii OP Tool, que se comunica via Bluetooth com o dispositivo calibrador, enviando comandos para testar diferentes intensidades de luz, até encontrar a ideal para cada medidor. A ferramenta está disponível para download nos sistemas Android — recomendável 4.0 ou superior.

Informações à Imprensa

Virta Comunicação Corporativa

(11) 3083-1242 ou 3894-2432

Paulo Moura

paulo.moura@virta.inf.br

Joseph Dana

joseph.dana@virta.inf.br

Fellipe Aquino

fellipe.aquino@virta.inf.br