11/12/2015 – Revista RTI

CAS cria sistema de medição de energia que usa redes móveis e Wi-Fi
A CAS Tecnologia, empresa focada em Soluções de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, desenvolveu uma alternativa para os sistemas de telemetria convencionais usados na área de energia elétrica. Trata-se do MOBii (Mobilidade Inteligente e Integrada), um aplicativo que opera com sistema Android e utiliza o Bluetooth para se comunicar com o medidor, enviando os dados a partir da rede 3G ou 4G ou mesmo o ‘Wi-Fi.

O app pode ativado em dispositivos móveis como smartphone ou tablet e capta as informações dos medidores residenciais ou corporativos, enviando-os para a concessionária.

Para o MOBii, a rede é fundamental, primeiro porque é através da internet que o leiturista (funcionária da concessionária que executa o serviço) recebe a rota que deve seguir no dia, ou ,seja, as ordens de serviço que aparecem na tela de seu dispositivo móvel.

Na etapa de leitura em campo, o aparelho utiliza o Bluetooth para se comunicar com outro dispositivo ativado no medidor do consumidor.

Por meio dessa comunicação, os dados de consumo são registrados. Por fim, assim que a rede é conectada no dispositivo móvel, as informações são automaticamente emitidas para a base da empresa de energia.

Segundo Odair Marcondes Filho, diretor de serviços da CAS, a solução foi desenvolvida prioritariamente para os chamados de clientes corporativos, caso de comércios e indústrias, locais onde o consumo de energia é maior e também mais complexo.

Neste tipo de cliente o problema de parametrização ocasionados por má configuração dos medidores podem levar a erros de leitura, o que ocasiona cálculos equivocados.

 

“Com o MOBii, o próprio sistema do aplicativo parametriza a leitura, evitando o erro e a perda de faturamento para a concessionária, afirma o executivo”.