“O Brasil tem soluções tecnológicas para diminuir o desperdício de água potável”, aponta gerente da CAS Tecnologia
- O país desperdiça 39,2% de toda a água potável captada.
- A CAS Tecnologia disponibiliza tecnologia para realizar medição individualizada inteligente.
- Condomínio no Rio de Janeiro reduziu em 33% dos gastos de consumo de água após a utilização de soluções tecnológicas
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, o recurso hídrico faz parte do patrimônio do planeta, justamente porque é impossível o ser humano e qualquer outro ser vivo sobreviver sem água. Entretanto, ainda há um sério problema de desperdício. Segundo estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, realizado com dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Brasil desperdiça 39,2% de toda a água potável, captada e tratada. Uma das formas de sanar esse problema é a utilização da medição individualizada inteligente.
A cidade do Rio de Janeiro tem, desde 2011, uma lei sancionada que obriga a instalação de medidores individuais de água, por unidade, nas edificações multifamiliares, comerciais e mistas. No país, uma lei foi sancionada, em 2016, na qual exige que os condomínios verticais e horizontais instalem hidrômetros individuais em todos os imóveis entregues a partir de 2021.
De acordo com o gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil, soluções de comunicação como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data e Data Analytics, têm papel fundamental no processo de redução do desperdício de água e de energia. “O Brasil tem soluções tecnológicas que podem auxiliar na redução de desperdício de água e de energia. Um exemplo é que alguns condomínios já implementaram a medição individualizada de água e conseguem diminuir significativamente o consumo mensal. Além disso, é importante reforçar que a utilização das novas tecnologias pode reduzir significativamente o desperdício de água, por meio do gerenciamento diário do consumo”, complementa.
Síndico do condomínio Península Fit, localizado na Barra da Tijuca, Adalberto Martins, explica que antes havia gastos relativamente altos com o consumo de água, pois não era realizada a medição individualizada. “Como a conta de água era dividida pelo coeficiente de rateio por área (m²) em função dos tipos de apartamentos, ficava difícil saber de onde vinham os gastos. Agora, com a individualização e o monitoramento, todos os moradores estão mais conscientes. O gasto com água é uma das maiores despesas do condomínio”, complementa.
Segundo Martins, em abril de 2022 o consumo de água desse condomínio foi de 6.952 m³. Com a implementação da solução tecnológica, no mês de abril/23, o consumo foi de 4.956 m³, representando uma redução de 29% no consumo.
O gerente da CAS Tecnologia ressalta que é importante fazer o monitoramento online do consumo. “Quando realizamos um gerenciamento contínuo, é possível identificar possíveis perdas que ocorrem devido à vazamentos, ligações irregulares, falta de medição ou medição incorreta. Isso também traz uma segurança econômica para os condomínios”, afirma Brasil que complementa. “Imagina um condomínio que gasta R$200 mil por mês com água. Ao evitar o desperdício de 25% de água, vai deixar de gastar R$50 mil por mês”, finaliza.
A CAS Tecnologia possui tecnologia capaz de viabilizar a leitura individual e remota do consumo de cada unidade. O gerenciamento diário do consumo possibilita a economia de água, gás e energia de cada unidade consumidora. Tudo através de um Sistema de Telemetria – medição à distância – com equipamentos de comunicação homologados pela ANATEL.
CAS Tecnologia
A CAS Tecnologia conta hoje com produtos e soluções inteligentes de gestão de dados de telemedição, automatização de processos, gestão e suporte à tomada de decisão. Suas soluções contribuem para a sustentabilidade, a maior eficiência operacional, o que é importante para a qualidade dos serviços prestados, além da geração de valor agregado aos diversos processos de negócio dos seus clientes — entre eles 31 das 42 maiores concessionárias de energia do país. As soluções de Smart Grid são o principal foco da empresa. A Plataforma Hemera, da CAS Tecnologia, gerencia dados de mais de 2,3 mi de consumidores. Conheça mais em http://www.castecnologia.com.br/.
Informações à imprensa | Virta Comunicação
Aurelio Guerra – aurelio.guerra@grupovirta.com.br – (11) 94804-6144