UTC AL debate o futuro das Telecomunicações e TI para Utilities brasileiras

Seminário internacional que ocorre em Florianópolis‐SC, entre 6 e 8 de abril, discute riscos cibernéticos, espectro, Big Data, Smart Grid, WiMax, Internet das Coisas, entre outros temas.

O UTC América Latina Summit 2016, considerado o principal evento de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) para empresas de Energia, Saneamento e Gás (Utilities), chega a sua quinta edição. Em dois workshops tutoriais, mais de 50 palestras e uma exposição com 25 expositores, o evento tem como principal objetivo promover a aproximação e o debate sobre as questões‐chave para as telecomunicações e TI/TO das Utilities da América Latina. Com mais de 2.500 convidados, de 100 empresas, além de representantes do governo a organização espera um público superior a 400 profissionais.

Nas palestras e painéis estão confirmados representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério das Comunicações (MiniCom), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ANATEL, ANEEL, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), além de especialistas dos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e América Latina, de representantes de concessionárias, governos e órgãos reguladores; e também do setor privado. 4RF, L8, Nokia, Cisco, GE, Siemens, PRIME ALLIANCE, ECI, RAD, Promon Logicalis, Telemont, Silver Springs, Hughes, FOC, Itron, Landis&Gyr, ZTE, Motorola, Ericsson, Furukawa, ABB e outros, já garantiram presença entre os expositores.

O Congresso e a exposição serão organizados pela Associação UTC (Utilities Telecom Council) América Latina (UTC AL), entidade sem fins lucrativos que congrega especialistas do setor. O objetivo, segundo Dymitr Wajsman, presidente da entidade, é discutir os principais problemas enfrentados pelas concessionárias de serviços públicos no Brasil, no que se refere aos sistemas de telecomunicações e suas aplicações.

“Nos últimos anos o setor tem passado por várias mudanças. Os avanços tecnológicos e de negócio significam maior utilização de dispositivos inteligentes com seus firmwares, mais ativos de telecomunicações e TI na rede e mais aplicações de software para uso das concessionárias e clientes, muitas delas conectadas na internet”, destaca Wajsman.

Na esteira da modernização

A modernização da rede elétrica que acontece em diversas empresas do setor, além dos benefícios inerentes a melhoria de produtividade e desempenho, trouxe também a necessidade de uma estratégia de segurança e proteção da infraestrutura crítica do setor, englobando prevenção, detecção, resposta a ataques e gestão de crise.

Nos últimos anos observa‐se um aumento na quantidade e complexidade de ataques cibernéticos em diferentes infraestruturas críticas, com especial destaque para o setor elétrico. São ataques mais sofisticados e grupos de hackers especializados.

No UTC AL Summit 2016 será apresentado um panorama internacional de como este problema vêm sendo tratado por diferentes organizações no mundo e no Brasil.

Debate

A tecnologia avança e as Utilities estão adotando novas instalações e equipamentos digitais, redes de pacotes, sistemas de telecomunicações e controle de gerações avançadas, medição eletrônica, etc.

No evento será discutido se o país está preparado para tais projetos, se existem recursos, mão de obra especializada, disponibilidade de equipamentos e soluções adequadas. Além de segurança física e cibernética, o UTC AL Summit 2016 vai debater assuntos como compartilhamento de infraestrutura, modernização de redes elétricas, tecnologias wireless e questões regulatórias.

A programação inclui um dia dedicado exclusivamente a plenárias e debates e dois dias de palestras e eventos técnicos.

“Nosso evento tem se consolidado como principal canal para disseminar as melhores práticas, soluções e conhecimentos das tecnologias de telecomunicações e IT/OT aplicada às Concessionárias de Serviços Públicos”, avalia

Prêmio

Durante o evento em Florianópolis, a UTC AL entregará o prêmio América Latina Telecom Award (ALTA) à empresa que se destacou durante o corrente ano com excelência de serviços e implantação de soluções com inovações tecnológicas em prol da sociedade.

SERVIÇO

Data: 6 a 8 de abril Local: Hotel Majestic Palace ‐ Florianópolis/SC Programação completa: http://www.utcamericalatina.org/summit2016/

SOBRE A UTC América Latina

A UTC América Latina (UTCAL) é uma associação de empresas “utilities” preparada para atender especialistas em telecomunicações que trabalham em empresas de energia, gás e água. Reunindo, também, os principais provedores de tecnologia da América Latina, a UTC AL possibilita uma troca constante de conhecimentos e informações, mantendo seus associados devidamente atualizados em uma área onde a tecnologia muda constantemente. A UTC AL trabalha em parceria com instituições brasileiras, latino americanas, norte americanas e europeias, buscando e divulgando as principais novidades sobre alocação de espectro, tecnologia, regulamentação e o desenvolvimento das futuras redes de energia.

 

Informações para imprensa: 

ELAINE SILVA | elaine.silva@lgacomunicacao.com.br

Tel: (21) 2546‐9969 / (21) 97953‐6757 / (11) 99745‐0714

www.lgacomunicacao.com.br