10/07/2023 – TI INSIDE
Solução baseada em IA promete aumentar eficiência de telemedição
Com presença destacada nas plataformas de tecnologia das maiores concessionárias do país, sendo responsável pelo gerenciamento de dados de mais de 2,3 milhões de consumidores, a CAS Tecnologia acaba de lançar sua primeira solução de Inteligência Artificial voltada especialmente para o setor de energia.
A plataforma Neuron realiza o diagnóstico do sistema de telemedição por meio de inteligência artificial. A companhia investiu aproximadamente R$6.000.000,00 (seis milhões de reais) no desenvolvimento do produto Neuron, sendo que parte deste montante foi realizado com o apoio do BNDES.
De acordo com a companhia, o Neuron realiza o acompanhamento temporal por meio da análise de uma grande quantidade de informações, utilizando inteligência artificial, o que promove maior eficiência operacional, com impactos positivos nos altos custos das distribuidoras. O gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil, explica que a solução funciona como um mecanismo capaz de identificar rapidamente as perdas, reais ou potenciais, e ter uma visão georreferenciada das anomalias, trazendo resultados significativos na recuperação da receita.
Ainda segundo Brasil, as redes neurais podem ser aplicadas na detecção de falhas e no diagnóstico de problemas em todo o sistema de telemedição do setor de distribuição de energia. Isso permite a identificação precoce do problema, reduzindo o tempo de inatividade da comunicação, dos processos e do faturamento, otimizando até mesmo alguns processos de manutenção.
O Neuron está integrado à plataforma Hemera, a plataforma de gestão e análise de dados da medição das distribuidoras, responsável pelo gerenciamento e monitoramento contínuo do grande volume de dados de seus clientes. Essa integração combina inteligência artificial e automatização de processos, seguindo os princípios da Indústria 4.0. De acordo com a CAS Tecnologia, anteriormente, a eficácia das inspeções situava-se entre 10% e 30%. Com a introdução da inteligência artificial nos sistemas de telemedição, que já conta com sistemas de comunicação Internet das Coisas (IoT), esse número aumentou, podendo chegar a 80%.