Fortaleza sedia seminário de distribuição de energia no CEC

Fortaleza sediará de amanhã até sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), o XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi). Na oportunidade serão tratados temas relevantes do setor elétrico, principalmente a questão de linhas de transmissão e distribuição, fontes de energias renováveis, bem como as últimas novidades tecnológicas para garantir melhor qualidade do serviço a ser prestado, redução de custos e de perdas.


A CAS Tecnologia, desenvolvedora de soluções de redes inteligentes e de serviços de alta complexidade do País, traz uma série de novas ferramentas para o mercado de energia. Entre elas, o módulo de comunicação RS2000 EVO e outros hardwares de transmissão de dados, com inteligência embarcada, da linha RS2000 (HWs) utilizando tecnologia IoT (Internet das coisas) de comunicação para transferência contínua de dados na nuvem.
“A CAS desenvolve todos os componentes das soluções em redes inteligentes. Temos investido continuamente em criar equipamentos inovadores, que não existem em qualquer outro lugar do mundo, extraindo o máximo de valor para nossos clientes com telemetrias que desempenham grande performance com o mínimo de complexidade”, diz Odair Marcondes, diretor de Serviços da CAS Tecnologia. “Nossas soluções incluem a tecnologia Sigfox, modalidade de transmissão de dados sem fio em baixa potência voltada para aplicações de IoT. A expectativa é de que até 2019 haverá 20 milhões de dispositivos conectados a esta rede no Brasil”.

Novos HWs
Os novos hardwares de transmissão de dados da Linha RS2000 foram desenvolvidos para oferecer soluções dotadas de sofisticadas tecnologias que permitem o gerenciamento, controle, monitoramento e supervisão remota de equipamentos de medição. Trata-se da nova geração de bases inteligentes, a linha Smart SF, em suas versões Mono, Bi e Tri para os medidores polifásicos. Em novos gabinetes compactos, mas ainda detectando corrente diferencial e com relés de corte, suas funcionalidades incluem inteligência embarcada para coleta dos dados de forma automática, comunicação inteligente a partir de regras de negócios configuráveis, comunicação bidirecional, cobertura de grandes áreas geográficas, baixo consumo de energia, facilidade de transmissão de dados e de implantação, fácil configuração e controle total dos ativos em campo e muitos outros recursos.
Outra novidade é o módulo de comunicação RS2000 EVO, que faz parte da nova geração de telemetrias inovadoras da CAS Tecnologia. Uma evolução das telemetrias atuais, que possuem inteligência embarcada e fazem o controle, junto com a Plataforma Hemera, dos dados de medição e do combate às perdas das concessionárias de energia elétrica. A facilidade de manuseio dá mais agilidade às equipes em campo, uma vez que o equipamento permite que tanto a fonte, quanto a bateria sejam substituídas sem a necessidade da troca do seu módulo completo.
Compatível com quatro tipos de fontes — Monofásica, Trifásica, fonte DC e fonte externa — o novo módulo de comunicação EVO conta ainda com tela LCD, que exibe todas as informações necessárias à equipe de campo, conectividade 3G, além de maior capacidade de processamento com três mais memória Flash e 10 vezes mais memória Ram em relação à versão anterior. A EVO também possui capacidade de atuar junto aos consumidores do grupo A e do grupo B, até 100 residências em um mesmo bairro (por equipamento).

 

Fonte: O Estado