CAS lança versão cloud de sistema para gestão de dados

Empresas de serviços públicos, como distribuidoras de gás, água e energia, precisam gerenciar um volume enorme de informações, que tendem a crescer com as aplicações de IoT – Internet das Coisas e cidades inteligentes. A CAS Tecnologia, empresa nacional especializada no desenvolvimento de soluções de redes inteligentes, de São Paulo, está apresentando a versão em nuvem do Hemera, sua plataforma de gestão de dados de medição já usada por 20 distribuidoras de energia no país, com mais de 2 milhões de pontos monitorados.

“Com o lançamento do Hemera Cloud, queremos atingir o nicho de empresas menores e cooperativas de energia com a redução de gastos de infraestrutura e complexidades de TI”, diz Odair Marcondes, diretor da CAS Tecnologia. Na nova modalidade, o sistema fica hospedado no data center da CAS e o cliente paga um valor mensal por ponto monitorado. “Ele não precisa investir em equipamentos de TI nem contratar mão de obra especializada em rede, sistema operacional, backup, banco de dados e segurança”, diz. O acesso é via web de qualquer lugar e a CAS Tecnologia cuida da operação e suporte técnico.

A plataforma Hemera é um sistema inteligente e automatizado de monitoramento e coleta de dados em tempo real de qualquer medidor ou protocolo. As informações são apresentadas de forma centralizada com histórico dos dados coletados, proporcionando subsídios para relatórios e gráficos customizáveis para controle e análise. “Ao ter os recursos que permitem o acompanhamento de dados de medição dos consumidores, os clientes podem investigar perdas e aumentar o faturamento”, diz Marcondes. Em um dos seus clientes, uma grande distribuidora de energia, o retorno do investimento se deu em menos de seis meses. “O sistema detectou uma fraude na medição de R$ 36 milhões”, conta o diretor.

Entre outras ocorrências capazes de gerar perdas comerciais, estão os defeitos no medidor e erros de parametrização, todos investigados e alertados pelo sistema da CAS.

A plataforma Hemera está disponível em diversas versões, como comercial, industrial e residencial. A solução inclui ainda módulos de comunicação para telemetria, com automação de leitura, corte e religamento remotos, desenvolvidos pela própria CAS, além de medidores eletrônicos de água em parceria com a norte-americana Sensus, que difundem o conceito de smart water. Além de ser movido a bateria e emitir os dados por sinal de rádio, o medidor da Sensus consegue medir vazões muito baixas, ao contrário dos hidrômetros eletromecânicos. A empresa oferece ainda o MOBii, aplicativo Android com módulo de gerenciamento web. Com ele, em regiões desprovidas de telemetria ou impossibilidade de leitura do medidor, os dados podem ser recolhidos via celular.

Fundada em 2000, a CAS Tecnologia iniciou suas atividades com atuação com integração de sistemas. Ao longo do tempo, acabou se especializando no mercado de energia elétrica, com a transmissão de dados coletados nos medidores. Como resultado da multiplicação das informações que chegavam diariamente à central, surgiu um outro desafio: como tratar e processar essa imensa massa de dados? Foi assim que a CAS desenvolveu a primeira versão do Hemera, há cerca de 10 anos. “Automatizamos esse processo. Isso já era feito antes, mas de maneira manual e pouco produtiva”, finaliza o diretor.

Fonte: Revista RTI – pags 8 e 10

Conheça mais sobre a Plataforma Hemera:

plataforma-hemera