02/05/2016 – Setor Energético

Eficiência energética no foco da CAS Tecnologia com a Athena

Plataforma desenvolvida especialmente para as distribuidoras de energia elétrica.

O setor elétrico brasileiro segue avançando na busca pela eficiência energética e mais empresas tecnológicas estão desenvolvendo ferramentas voltadas para este segmento. Ainda pouco utilizada no Brasil, a telemedição do consumo de energia elétrica do consumidor de baixa tensão – sistema que permite a leitura do medidor por telecomunicação –   deverá triplicar nos próximos dez anos.

Diante desse desafio, a CAS Tecnologia avançou no sistema de redes inteligentes e destaca a plataforma Athena, capaz de compilar todas as informações necessárias para dar suporte às distribuidoras de energia na qualidade de seus serviços e, principalmente, nas tomadas imediatas de decisões.

A plataforma foi criada num momento importante, já que resoluções determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) exigem ainda mais eficiência nos serviços prestados pelas distribuidoras de todos o País.

“O que acompanhamos nos últimos anos, foi a busca pela eficiência nos serviços por parta das concessionárias de água, energia e gás. A partir daí o nosso foco foi voltado para o desenvolvimento de uma plataforma que pudesse atender a todas as necessidades dessas empresas, com dados preciso, tanto técnico como comercial, operacional e em tempo real”, disse Odair Marcondes Filho, diretor de serviços da CAS Tecnologia.

A empresa, que acumula grande expertise no setor de água, ampliou a atuação no setor energético, contando 20 clientes entre as 26 maiores distribuidoras de energia elétrica do país.

“Com essa transformação no setor elétrico, nós partimos da experiência com a tecnologia  aplicada nas concessionárias de água, que foi essencial no enfrentamento do momento crítico de seca que atravessamos no ano passado”, avaliou o diretor de  marketing da CAS, Maurício Catelli.

A plataforma Athena é formada por módulos adaptados para atender as exigências de cada uma das distribuidoras de energia e que permite a ampliação para atender às futuras exigências dessasempresas.Com a clareza na transferência de dados das redes convencionais para trabalhar com o Big Data das redes inteligentes, a Athena pode ser acessada por meio dos principais browsers do mercado (Internet Explorer, Firefox, Safari e Chrome), via PCs, Laptops, tablets e smartphones (sistemas Android e iOS).

“Essa facilidade no acesso dá às empresas uma vantagem na tomada de decisão. Neste momento, em que a busca na redução de custos e alavancagem de receitas são as metas mais importantes das empresas, a tomada de decisão tem que ser precisa, imediata e a ferramenta permite isso com a avaliação em tempo real”, considera Marcondes.

Como exemplo, podemos citar o impacto de uma interrupção ou falha na distribuição de energia levando em consideração um caso extremo, como o fornecimento para um hospital. Neste caso, é exigida a prioridade no restabelecimento da energia, são os clientes críticos ou prioritários, em que existem penalidades regulatórias e que ao final acaba por interferir no resultado financeiro, sem contar a comprometimento com a vida dos pacientes.

“Essa proteção urgente nos permitiu a parceira com grandes empresas. Entre os clientes de alta tensão, são 35% atendidos e os de alta tensão, 40% telemedidos”, explicou o consultor de negócios da CAS Tecnologia, Luiz José·Hernandes, que completa: “Na busca por recompor a eficiência energética, a CAS tem um papel essencial com as novas tecnologias para atender a demanda das concessionárias.”

A Athena também impacta positivamente nos níveis gerenciais e estratégicos, no momento de tomada de decisão do board das distribuidoras.

“Ganha a concessionária, com redução de custos e maior eficiência na sua performance, e o consumidor final,que passa a contar com atendimento mais rápido e qualificado”, completa a gerente de produtos de plataforma analítica da CAS Tecnologia, Cláudia Onoda.

Mesmo com o momento fragilizado da economia brasileira, a CAS Tecnologia segue apostando no desenvolvimento.

” Partimos do princípio de que o momento é complicado, mas o conjunto de soluções que desenvolvemos, desde a primeira até a Athena, com inteligência analítica, demonstra claramente que acreditamos no futuro. Essa capacidade de gerar valor complementa nosso portfólio e nos dá a certeza de que podemos seguir inovando”, finalizou Marcondes Filho.

Água: consumo consciente e gestão eficiente

No Brasil, quase 40% da água tratada se perde antes mesmo de chegar até a casa do consumidor. Com isso, a CAS trouxe para o país a primeira solução de Smart Water do mercado, uma rede de medição inteligente de água, que possibilita a identificação de irregularidades e perdas em  tempo real, possibilitando uma distribuição eficiente  e

int eligente, além da gestão mais eficaz. Atualmente, a CAS conta com projetos piloto do sistema no Brasil e exterior, que estão em fase de teste. Já na área de soluções ao consumidor final, a CAS Tecnologia verificou um aumento de 40% na demanda por medidores individualizados de água para condomínios – passando de 20 mil pontos em 2013 para cerca de 35 mil pontos até o início desse ano, em São Paulo.

 

Expansão internacional

Tendo em vista uma expansão internacional, em 2012, a CAS fechou um acordo com a norte-americana SENSUS, que adquiriu 15% da empresa. A parceria permite que a CAS expanda seus negócios para o mercado crescente de concessionárias de distribuição de energia elétrica, gás e água em países e mercados onde a Sensus possui uma posição de liderança através de seus medidores inteligentes e da comunicação bidirecional baseada na infraestrutura wireless do FlexNet.

 

CAS Tecnologia 

A CAS Tecnologia desenvolve soluções inteligentes para a gestão operacional e distribuição mais eficiente no segmento energético, hídrico e de gás. Em 2015, a receita superou os R$ 53 milhões e foi considerada uma das 200 maiores empresas de tecnologia do Brasil.

Atualmente são 215 colaboradores e mais de 200 clientes atendidos no país, bem como na Europa e América Latina.