13/07/2017 – Convergência Digital

Vivo ativa laboratório aberto de IoT no Rio de Janeiro

A Vivo ativou, no Rio de Janeiro, no seu Centro de Desenvolvimento de Pesquisa e Desenvolvimento, o Open IoT Lab, tem como principal objetivo impulsionar e garantir um ecossistema amplo de parceiros para oferecer ao mercado as melhores soluções comerciais em Internet das Coisas e contribuir para a criação de um mercado local.

O alvo é o desenvolvimento de aplicações fim-a-fim com tecnologia de Internet das Coisas (NB-IoT).
Com base em características de baixo consumo de energia, melhor cobertura e a possibilidade de conectar um grande número de objetos, a tecnologia NB-IoT é a próxima tendência importante para a indústria de comunicações e está no centro da estratégia de negócio da Vivo, especialmente no segmento B2B.

A implementação do Open IoT Lab conta com a parceria e apoio da Huawei. Também estão atuando como parceiros empresas como Ublox e Quectel – que desenvolvem módulos de conectividade – e a C.A.S Tecnologia – que desenvolve soluções no mercado energético, além de outros parceiros.

“A Internet das Coisas está no centro da estratégia de negócio da Vivo. Nosso objetivo é complementar o portfólio B2B com soluções IoT com serviços de conectividade, Big Data e novas plataformas”, explica o vice-presidente de B2B da Vivo, Alex Salgado. Os valores aportados no Open IoT Lab não foram revelados pela empresa.