04/08/2023 – Channel 360, IPnews, TI Inside e outros.
Solução de IA aumenta em 80% a eficiência da medição no setor de Energia Elétrica
Neuron é a primeira solução de IA totalmente desenvolvida no País com foco em telemedição.
A CAS Tecnologia, empresa de telemedição para utilities, lançou sua primeira solução de Inteligência Artificial (IA) voltada para o setor de energia. A plataforma Neuron realiza o diagnóstico do sistema de telemedição por meio de inteligência artificial. Com a introdução da IA nos sistemas de telemedição, que já conta com comunicação Internet das Coisas (IoT), a eficácia das inspeções pode chega a 80%.
De acordo com a companhia, o Neuron realiza o acompanhamento temporal por meio da análise de uma grande quantidade de informações, utilizando inteligência artificial, o que promove maior eficiência operacional, com impactos positivos nos altos custos das distribuidoras.
A solução funciona como um mecanismo capaz de identificar rapidamente as perdas, reais ou potenciais, e ter uma visão georreferenciada das anomalias, trazendo resultados significativos na recuperação da receita.
A CAS explica que as redes neurais podem ser aplicadas na detecção de falhas e no diagnóstico de problemas em todo o sistema de telemedição do setor de distribuição de energia. Isso permite a identificação precoce do problema, reduzindo o tempo de inatividade da comunicação, dos processos e do faturamento, otimizando até mesmo alguns processos de manutenção.
Dessa forma, as distribuidoras reduzem os índices de perdas não técnicas, sejam elas ocasionadas por desatualização cadastral dos consumidores, por algum tipo de fraude ou por necessidade de reparar equipamentos de medição. Isso traz benefícios que melhoram os indicadores de produtividade das distribuidoras de energia.
O Neuron está integrado à plataforma Hemera, a plataforma de gestão e análise de dados da medição das distribuidoras, responsável pelo gerenciamento e monitoramento contínuo do grande volume de dados de seus clientes. Essa integração combina inteligência artificial e automatização de processos, seguindo os princípios da Indústria 4.0.
A companhia investiu aproximadamente R$ 6 milhões no desenvolvimento do produto Neuron, sendo que parte deste montante foi realizado com o apoio do BNDES.