Com a conectividade de nano satélites será possível levar soluções tecnológicas de gestão de dados de dispositivos inteligentes para regiões mais remotas do país

A CAS Tecnologia é a primeira empresa brasileira a desenvolver uma solução de conectividade IoT via satélite habilitada da Swarm Technologies. A constelação de satélites da Swarm, em órbita baixa da Terra, fornece uma rede verdadeiramente global para comunicações IoT bidirecionais.

A CAS, um dos principais players do país no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à sustentabilidade, levará suas soluções para regiões periféricas do país, o que antes não era viável.

 

De acordo com Octavio Brasil, Gerente de Marketing da CAS Tecnologia, a conectividade via satélite IoT está mudando a forma como as pessoas conectam “coisas” inteligentes, proporcionando transmissão de dados confiável a um custo atraente, especialmente em locais onde a cobertura móvel é inconsistente ou indisponível. Para o mercado de utilities – água, gás e energia – onde a CAS Tecnologia atua fortemente, os benefícios são ainda mais evidentes, dada a alta necessidade de disponibilidade e as grandes variações nos perfis de consumo em todo o país.

 

No segmento do agronegócio, que já conta com soluções CAS, essa solução digital “do espaço” também pode ser a peça que faltava para que as informações do campo cheguem na palma da mão dos agricultores e contribuam com a sustentabilidade da crescente demanda mundial por alimento.

 

“A comunicação IoT via satélite é descomplicada e diferente de tudo que temos no país e no mundo, mas é ainda mais importante para as regiões remotas. Vale ressaltar que ela não substituirá as conexões existentes, como via 4G, mas chegará aonde as outras não alcançam. Esse é o “diferencial”, explica ele.

 

 

Segundo Sara Spangelo, CEO e cofundadora da Swarm, a empresa está contente em entrar no mercado brasileiro por meio da CAS Tecnologia. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a CAS Tecnologia para fornecer conectividade global e de baixo custo para suas soluções de IoT. Temos o orgulho de fornecer transferência de dados confiável para os casos de uso críticos que atendem.”

 

 

Swarm Technologies

A Swarm fornece a rede de comunicações via satélite bidirecional de menor custo do mundo. Fundada em 2016, a Swarm está empenhada em tornar os dados e as comunicações acessíveis a todos, em qualquer lugar do planeta. Os satélites exclusivamente pequenos da Swarm permitem que a empresa forneça serviços de rede com o menor custo e forneça valor máximo a usuários de diversos setores, incluindo transporte marítimo, agricultura, energia e transporte terrestre, agregando valor em IoT de baixa frequência em usos como rastreamento de ativos, monitoramento e sensoriamento. A Swarm possui atualmente 93 satélites em órbita, fornecendo 100% de cobertura global, e já está disponível comercialmente. Para saber mais, visite www.swarm.space.