24/01/2023 – Revista Máquinas e Inovações Agrícolas

Tecnologias como grandes aliados

 

Com a agricultura de precisão revolucionando a produção de alimentos desde a década de 1990 a questão do monitoramento e da gestão da lavoura vem sendo cada vez mais necessária para uma maior eficiência agrícola, tanto na parte produtiva, quanto na parte financeira. E, nesse sentido, quanto mais tecnologia empregada no campo maior é o número de coleta de dados importante e mais respostas são dadas ao produtor rural para que ele evite perdas ou possa aumentar ganhos.

De acordo com Luciana Alvim Santos Romani, pesquisadora do setor de Agricultura Digital da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o avanço das pesquisas, mais sistemas têm sido desenvolvidos de forma de gerar informação de qualidade para auxiliar o proprietário na tomada de decisão. “De forma complementar, políticas públicas com a do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) fornecem as datas de plantio para diferentes culturas para todo país. Dessa forma, tanto agricultores com bancos e empresas de crédito conseguem se planejar para diminuir as perdas devido a eventos climáticos adversos. O processo de gestão se torna fundamental, pois envolve o uso de tecnologia para o planejamento e monitoramento da produção, desde o plantio até a colheita, com possiblidade de tomadas de decisão mais assertivas, evitando perdas e maximizando os lucros”, comenta a especialista.

Octavio Brasil, gerente de marketing da CAS Tecnologia, complementa: “com o avanço da tecnologia agrícola, as ferramentas de gestão e monitoramento da produção agrícola são fundamentais. Para o produtor, permite melhorar a gestão dos custos, obter mais produtividade e competitividade. Para o consumidor, saber que receberá um produto com mais qualidade e diversidade de ofertas. Todos, sejam eles pequenos, médios e grandes produtores rurais, incluindo o meio ambiente, são beneficiados”.

 

Leia a matéria completa aqui