06/10/2023 – Broadcast, TI Inside e outras

Novas Tecnologias Favorecem Mercado Livre de Energia Elétrica, diz especialista

São Paulo, 06/10/2023 – Inovações como Smart Grids – redes elétricas inteligentes que utilizam tecnologia da informação -, Internet das Coisas (IOT), Inteligência Artificial e Big Data – favorecem a expansão do mercado livre de energia elétrica, segundo o gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil. “As novas tecnologias favorecem a expansão do mercado livre de energia elétrica, possibilitando maior economia, controle e eficiência”, diz.

 

O comentário ocorre num momento em que o Ambiente de Comercialização Livre (ACL) está às portas de uma mudança de regras, a partir de 2024, quando todo consumidor atendido em alta tensão passará a poder escolher seu fornecedor de energia. Hoje, somente consumidores de maior porte, com demanda superior a 500 quilowatts (kW) podem aderir ao mercado livre.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou ontem, 05, que cerca de 8,7 mil unidades consumidoras já acionaram as distribuidoras para realizar a migração ao ACL no ano que vem. Segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia (CCEE), a mudança nas regras no ano que vem poderá favorecer mais de 70 mil consumidores de energia, basicamente pequenas e médias empresas que hoje são atendidas pelas distribuidoras.

No setor elétrico, a expectativa é que a abertura do mercado livre se amplie em um futuro próximo, de forma a beneficiar os milhões de consumidores atendidos em baixa tensão, como residências e pequenos comércios.

Dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) revelam que 63% dos países já oferecem o mercado livre de energia como uma opção para toda a população. Entre os países líderes nessa modalidade estão o Japão, Alemanha, Coreia do Sul, França e Reino Unido. Nos Estados Unidos, 23 dos 50 estados possuem um mercado aberto para todos os consumidores.

Para o gerente da CAS Tecnologia, a completa liberalização do mercado brasileiro passa pela implementação avançada de soluções inteligentes e integradas. Segundo ele, a adoção de novas tecnologias desempenha um papel relevante especialmente no aumento do controle e na eficiência do crescente do mercado livre de energia.

Confira as matérias nas fontes: